Neste Natal, reflitamos!

"Então é Natal e o que você fez?" Brada a cantora Simone todos os anos, em todos os lugares pelos quais passamos nas vésperas desta data comemorativa... Mas você já fez realmente essa reflexão? O que você tem feito para agradar ao nosso grande Aniversariante? O que você tem feito para ajudar nossos irmãos em desventura na Terra? O que você tem feito por si mesmo?

Para grande maioria das pessoas, essa é aquela época em que a humanidade fica dividida entre 1) os que consideram o Natal uma data essencialmente comercial e vazia; 2) os que entendem o significado real, mas se deixam levar pelos cultos aos presentes e 3) os que entendem Jesus, seu significado e aproveitam para praticar a caridade, para renovar votos de amor e alegria, além do compromisso com seu melhoramento e o de outras pessoas!

Nós espíritas não fugimos às tradicionalidades cristãs e também comemoramos o Natal como sendo o nascimento do Cristo, porém não o nascimento físico, visto que historicamente, Jesus não nasceu na data em que foi fixado seu aniversário; nós festejamos o nascimento de Jesus dentro de nós! Pois é Jesus o nosso guia e exemplo. Sendo assim, o Natal, data onde todos se encontram mais propensos a pensar no bem, no Cristo e na sua reforma íntima, é o momento ideal de começar a amar, de praticar a caridade, de renovar nossa fé, de repensar os caminhos que tomamos rumo à evolução, enfim, é tempo de seguir os passos de Jesus e de tomar todas aquelas resoluções que empurramos para o futuro, que esquecemos de fazer todos os dias (lembremos que cada dia é uma renovação de nosso contrato de vida e mais uma chance que nos é dada de amar e nos tornarmos bons!)

Segundo o material do SEI, Boletim Semanal número 1340, o "Natal espírita não se relacionaria ao nascimento físico de Jesus, mas sim ao seu nascimento "espiritual" em nossas almas. Isto é, o Natal para o espírita é aquele momento em que nós nos impregnaríamos da mensagem evangélica, permitindo a Jesus nascer em nossos corações, para nos tornarmos o "homem novo".
Inspirados por tão sábias e edificantes reflexões, repassadas de beleza, rogamos que o Natal "verdadeiro" se faça em nossos corações, para que possamos renascer para uma nova vida, em harmonia com as Eternas Leis."

Diante disto, façamos uma avaliação pessoal, "conhece-te a ti mesmo" - a avaliação chave - e sigamos em frente amando e respeitando o nosso próximo, auxiliando-nos mutuamente. Deixemos o orgulho de lado, deixemos as coisas materiais em segundo plano e vivamos Jesus em toda Sua plenitude, pois só através dele é que chegaremos aos braços de Deus, nosso Pai amoroso e causa primeira de todas as coisas!

Muita paz!

Diana Athenas
0 Responses